REGRAS OFICIAIS DO FUTEVÔLEI
1 – O JOGO
1.1
– INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
1.2
– ÁREA
DE JOGO
A área de jogo
inclui a quadra e zona livre.
1.1.1.
- Dimensões
a)
A quadra de jogo e retangular, medindo 18x9 mts. E circundada pôr uma zona livre de, no mínimo
3 mts de largura com um espaço livre de qualquer tipo de obstrução,
ate uma altura mínima de 8 mts do solo.
b)
Para competições nacionais oficiais, a zona livre devera
estar, no mínimo, 5 mts das linhas laterais da quadra e 8 mts das
linhas de fundo. O espaço livre, acima do solo, devera ter, no mínimo, 12 mts de
altura.
1.1.2
- Superfície de jogo
a)
O piso devera ser constituído de areia, nivelado, o mais
plano e uniforme
possível, livre de pedras,
concha ou qualquer outro objeto que possa representar risco para os atletas.
b)
Em competições nacionais oficiais, a areia devera ser de grãos
finos, cobrindo um espaço de no mínimo, 30 cm de profundidade.
d)
A superfície de jogo não devera apresentar qualquer perigo
aos atletas, tais como pisos duros e escorregadios.
1.1.3
- Linhas de delimitações de
quadra.
a)
Se usadas fitas para marcações de quadra, serão de 5 cm ate 8 cm de largura,
caso sejam de cordas a espessura será entre 20 e 30 milímetros de
diâmetro.
b)
Linhas limítrofes. A quadra possui duas linhas laterais e
duas de fundo, situadas dentro das dimensões da quadra. Não
existem linhas de centro.
1.1.4 - Zona de saque
a)
A zona de saque e a área situada atrás da linha de fundo,
entre os prolongamentos das linhas laterais, estendendo-se ate o
final da zona livre.
1.1.5 -
Temperatura
b)
A temperatura será compatível com uma competição ao ar livre.
1.1.6 - Iluminação
a)
Nas competições nacionais oficiais realizadas a noite, a
iluminação será de 1.000 ate 1.500 lux, medida a uma distancia de
um metro de altura da quadra.
1.2 - REDE E POSTES
1.2.1 - Rede
a)
A rede medirá 9,5 mts de comprimento pôr um metro de
largura e será estendida verticalmente sobre o eixo central da
quadra.
b)
Devera ser feita de malha quadriculadas em 10 cm, em suas bordas (superior e
inferior) delimitadas pôr faixas horizontais de 5 ate 8 cm de
largura, de lona dupla e costuradas ao longo de toda extensão da
rede. Em cada ponta dos eixos existe uma abertura, permitindo a fixação
da rede nos postes por meio de cordas, mantendo esticada a borda
superior, correndo pôr entre as faixas bem como na parte inferior
que serão amarradas nos postes mantendo toda a rede bem esticada.
c)
É permitida propaganda nas faixas horizontais da rede.
1.2.2 - Faixas laterais
a)
Duas faixas laterais de 5 ate 8 cm de largura e 1 mt de comprimento serão fixados na rede, no sentido vertical, sobre a linha lateral. São considerados partes
integrantes da rede e será permitida o uso de propaganda nestas
faixas.
1.2.3 - Antenas
a)
A antenas são varas flexíveis medindo 1,80 mts de altura e
10 milímetros de diâmetro. Feitas de fibra de vidro ou material
similar.
b)
Serão colocadas perpendicularmente na parte externa de cada faixa lateral,
paralelamente aos postes. apoiado na borda inferior da rede.
c)
Devera expor 80 cm acima da borda superior da rede.
d)
Serão pintadas preferencialmente, em cores vermelho e branco
de 10 em 10 cm de um a ponta a outra.
e)
As antenas são consideradas parte integrante da rede e delimitam lateralmente, o
espaço de jogo sobre a mesma.
1.2.4 - Altura da rede
a)
A altura da rede tanto para competições de duplas, como de
quadra será de 2,20 mts. Sua altura
será medida no centro da quadra.
1.2.5 - Postes
a)
Os postes de fixação da rede devem medir 2,55 mts e fixados
ao solo a uma distancia de no máximo 1 mt e mínimo de ½ mt de cada linha lateral da
quadra.
b)
E proibido todo e qualquer tipo de equipamento ou obstáculo
que possa ferir os atletas devem ser eliminados.
1.2.6 -
Equipamentos
adicionais
a)
Todo equipamento adicional será determinado pela organização
do evento.
1.3
- BOLA
1.3.1
- Características
a)
Pressão 0,56/0,63 Kg/
cm.
b)
Circunferência 68
ate 70 cm.
c) Recomenda-se o uso das
bolas Mikasa Kickoff SWL 310 – MIKASA F5
1.3.2
Uniformidade das bolas
As bolas usadas num mesmo jogo devem Ter as
mesmas características de circunferência, peso, pressão interna e
tipo.
1.3.3
Sistema de três
bolas
Em competições nacionais oficiais serão
utilizadas três (3) bolas, neste caso, os boleiros ficarão assim
posicionados, um em cada zona de saque e o terceiro atrás do
segundo árbitro.
2
PARTICIPANTES
2.1
Equipes
2.1.1
Competição e inscrição
a)
Uma equipe é formada pôr dois (2) jogadores nas duplas e pôr
cinco (5) nas quadras (um reserva).
b)
Somente
os jogadores inscritos na súmula poderão participar do jogo.
2.1.2 Capitão
a)
O capitão
da equipe será indicado súmula
2.2
Indumentária dos jogadores
a) O uniforme dos
jogadores consiste em short ou calção e uma camisa de malha ou
camiseta.
b)
As
camisetas e os shorts em competições oficiais
serão numeradas – 1 e 2 para duplas e de 1 e 5 para quadras.
2.3
Direitos e
Responsabilidades dos Participantes
2.3.1
Dos jogadores
a)
Todos os
jogadores devem estar cientes e cumprir às oficiais de Futevôlei
b)
Os
participantes devem acatar as decisões da equipe de arbitragem com alto espírito
esportivo, sem discuti-las. No caso de duvidas, poderá ser
solicitada uma explicação,.
c)
Os
participantes devem Ter um comportamento cortes não apenas em relação a
equipe de arbitragem, mas também com os demais dirigentes, equipe
adversária, companheiro(s) de equipe, boleiros e espectadores
d)
Os
participantes devem evitar a ações
ou atitudes que influenciem na decisão dos árbitros ou
encobrir faltas cometidas pôr sua equipe
e)
Os
participantes devem evitar ações que provoquem retardamento da
partida
f)
É
permitida a comunicação entre os jogadores de uma equipe durante a partida.
g)
Durante o
jogo, apenas o capitão esta autorizado a falar com os árbitros,
desde que a bola não esteja em jogo, para –
·
Solicitar
autorização
Para troca
de uniforme ou equipamentos
Verificar o
numero do jogador
Checar a
rede, a bola, etc.
Endireitar uma linha de delimitação da quadra que esteja fora de
posição e solicitar tempo.
·
Pedir uma explicação sobre a
aplicação ou
interpretação de uma regra. Caso a explicação não satisfaça ao
jogador, ele devera comunicar imediatamente ao arbitro que se
reserva o direito de registrar, oficialmente, seu protesto na sumula
do jogo, ao termino da partida.
h)
No final
do jogo os jogadores –
·
Agradecem aos
árbitros e cumprimentam seus adversários
·
Caso algum
jogador da equipe tenha expressado seu protesto junto ao primeiro
arbitro, poderá, então, registra-lo na sumula do jogo.
2.3.2 Do Capitão
a)
Antes do
jogo, o capitão da equipe
·
Assina a
sumula do jogo,
·
Representa
sua equipe no sorteio
·
Em qualquer
momento da competição será o canal de comunicação entre os
organizadores, a arbitragem e sua equipe
2.3.3 Do Técnico
a)
Caso uma
equipe seja dirigida pôr um técnico, ele poderá estar dentro dos
limites da área de jogo durante a partida
b)
Devera
sempre assinar o sumula de jogo.
2.3.4
Localização dos jogadores participantes
Cadeiras e isopor com copos plásticos de
água deverão ser colocadas, em ambos os lados da mesa do
apontador, fora da zona livre e protegidas pôr guarda – sois.
2.4
Da competição
2.4.1
A forma de condução e organização
da tabela dos torneios e campeonatos serão definidas pela comissão
organizadora, tendo em vista o tempo disponível e o numero de
equipes inscritas.
2.4.2
Antes da Partida
Após o aquecimento, o qual não deve
exercer de cinco (5) minutos, na presença do 1º Árbitro e dos dois Capitães deve
ser realizado o sorteio, cujo vencedor escolhera campo ou saque.
2.4.3
Armação da equipe
A ordem de saque de cada equipe de cada equipe será
comunicada ao 2º Arbitro antes do inicio do jogo.
3 Jogadas
3.1 Qualidade da jogada
3.1.1
Bola em jogo
A jogada começa com o apito do 1º Arbitro, mas a
bola só é considerada em jogo a partir da execução do saque.
3.1.2
Bola fora do jogo
A jogada térmica com o apito do arbitro. Mas caso
ele apite devido a uma falta cometida com a bola em jogo, a partir
da execução do saque
3.1.3
Bola Dentro
A bola é considerada dentro quando toca o solo da
quadra de jogo, inclusive as linhas limites.
3.1.4 Bola Fora
A
bola é considerada fora quando –
a)
Atinge o solo completamente fora
dos limites da quadra de jogo, sem tocar as linhas limites,
b)
Toca num objeto situado fora da
quadra, o teto ou uma pessoa fora de jogo
c)
Toca as antenas, cordas, postes
ou própria rede fora dos limites das faixas laterais ou das antenas
d)
Cruza o plano vertical da rede,
total ou parcialmente, fora do espaço de cruzamento.
3.1.5
Conferencia de uma falta
a)
Toda falta cometida acarretara numa penalidade
e a equipe contraria a aquela que
cometeu a falta vence a jogada
b)
Se suas ou
mais faltas forem cometidas, sucessivamente, somente a primeira
delas será considerada
c)
No caso de duas ou mais faltas cometidas
simultaneamente pelas duas equipes, considera-se falta dupla e a
jogada será então repetida (volta o saque)
3.2
Toques na bola
a)
Cada equipe tem direito de tocar
a bola no máximo três (3) vezes e no mínimo, uma vez para
retorna-la pôr cima da rede ao campo adversário
b)
Estes toques incluem, não apenas os toques
intencionais dos jogadores, mas também qualquer contato involuntário
com a bola
c)
Não é permitido ao jogador tocar na bola
duas vezes consecutivamente.
3.3 Contatos Simultâneos
a) Dois
jogadores podem tocar a bola num mesmo momento.
b)
Quando dois companheiros de equipe tocarem a
bola simultaneamente, considerar-se-á como dois toques efetuados pela equipe.
c)
Quando dois companheiros de equipe tentam
tocar a bola, mas apenas um realiza o toque, considera-se como um
toque efetuado. No caso de colisão de jogadores de uma mesma
equipe, nenhuma falta é cometida.
3.4 Toque
apoiado
Não é permitido ao jogador apoiar-se no companheiro ou qualquer outra estrutura e/ou
objeto para atingir a bola. Entretanto, o jogador que estiver por
cometer uma falta (Tocar a rede ou interferir na jogada da equipe
adversária, etc) poderá ser impedido ou contido pelo companheiro
da equipe.
3.4.1 Características
do toque
a)
A bola poderá ser tocada com qualquer parte do corpo, exceto
as mãos, antebraços e braços.
b)
A bola deve ser nitidamente tocada, não podendo ser tocada
duas vezes pelo mesmo atleta (dois toques).
3.5
Falta no toque de bola
a)
Quatro toques - Ocorre
quando a equipe toca na bola 4 (quatro) vezes antes de devolvê-la
ao campo do adversário.
b)
Toque irregular – Quando a bola toca no braço, antebraço
ou na mão do atleta.
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